Bom dia, Seja bem vindo - Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017 - Aracaju - SE
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
O Jornal
  QUEM SOMOS
  DESTAQUES
  POLÍCIA
  ESPORTE
  POLÍTICA
  CIDADES
  GALERIA DE FOTOS
  ANUNCIE CONOSCO
  FALE CONOSCO
 
Enquete
Padre Inaldo vai fazer uma boa adminitração em Socorro?
 
De jeito nenhum
 
Claro que sim
 
Não sei
 
 
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

home / notícias
Programa Líder é iniciado no alto sertão sergipano

02/11/2017 09:21:35
Tamanho da letra

A proposta é mobilizar, qualificar e integrar lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

 

 

 

 

 

O Programa criado pelo Sebrae para mobilizar, qualificar e integrar lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento, foi iniciado esta semana em evento realizado em Nossa Senhora da Glória. Participaram gestores públicos municipais, empresários e representantes de instituições do terceiro setor.

 

 

 

 

 

De acordo com Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae Sergipe, o Programa Líder é mais uma iniciativa para criar ambientes favoráveis para as micro e pequenas empresas nos municípios e regiões. “Nossa expectativa é que, ao final de 10 meses de atividades, o Líder tenha criado lideranças mobilizadas, capacitadas, integradas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do alto sertão”, destaca.

 

 

 

 

 

E a região do alto sertão sergipano foi escolhida justamente porque já tem uma rede de atores que foi formada em um projeto anterior, o DET-Desenvolvimento Econômico e Territorial, também realizado pelo Sebrae.  De acordo com Lucas Lamonier, que é secretário da Redizer-Rede de Cooperação do Alto Sertão, o Líder é uma continuidade bem vinda para fortalecer a governança e estabelecer maior interação entre os municípios. “A esperança é que possamos explorar ao máximo o potencial de todos os setores econômicos, estimular investimentos e trazer pessoas comprometidas”, explica.

 

 

 

 

 

Rafael Lucchesi, um dos profissionais responsáveis pela elaboração da metodologia Líder, confirma que o Líder é um movimento em rede pautado em pessoas.  “Por isso um dos pilares do programa é a qualificação de pessoas que tenham potencial para aprender como funciona o processo de construção de uma agenda positiva, focada em desenvolvimento sustentável”, falou ele durante palestra.

 

 

 

 

 

E isso será realizado por meio de oito encontros em que o grupo será orientado e capacitado por especialistas, sendo cada encontro com pauta específica: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração de Plano de Ação, institucionalização e governança do desenvolvimento. Ao final do processo espera-se que a região tenha uma visão de futuro construída de forma conjunta, para tornar o território mais competitivo e desenvolvido de forma sustentável.

 

 

 

 

 

Agenda positiva

 

 

 

 

 

O Líder envolve representantes dos municípios de Aquidabã, Canindé do São Francisco, Capela, Feira Nova, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha.

 

 

 

 

 

“Essas pessoas vão auxiliar na gestão pública dos municípios, porque são elas que conhecem as questões regionais, portanto, esse programa é uma contribuição importante para nosso desenvolvimento”, diz o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Nogueira. O secretário de turismo de Canindé do São Francisco, Kaká Andrade concorda. “O Sebrae se notabilizou por ser um parceiro do desenvolvimento e o Líder traz a proposta de melhorar a qualidade das pessoas que influenciam nas decisões públicas e a qualidade de nossos empreendedores”, diz ele.

 

 

 

 

 

Os empresários Josias Nunes Peixoto, que tem negócios em Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, e Alessandra Matos, dona de restaurante em Capela, também se engajaram ao Líder. “Hoje ninguém trabalha sozinho e eu acredito nessa proposta porque esse é o caminho para empresas privadas trabalharem em parceria com o poder público para que a economia dos municípios se fortaleça”, diz Josias. “Eu me engajei porque sempre vi muita luz nos projetos do Sebrae e neste dá para perceber que os resultados serão bons para o comércio, a indústria e os serviços”, completa Alessandra.

 

 

       
02/11 - Programa Líder é iniciado no alto sertão sergipano
02/11 - Sicofase e Cooperativa Irmã Lourdes formam rede Pharmacare
22/09 - Empreender Competitivo
22/09 - BA: Núcleo Setorial de Farmácias lança cartão exclusivo para clientes
22/09 - Número de formalizações cresce 184% em cinco anos
14/09 - Pequena cooperativa de Sergipe se prepara para exportar castanhas de caju
14/09 - Aracaju busca se consolidar como destino gastronômico
04/09 - Programa busca estimular comércio varejista em Sergipe
28/08 - Belivaldo recebe presidente da Câmara de Comércio Brasil – China

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
l
l
l
l
                     
 
l
l
l
l
l
l
l
l
l  
 
© COPYRIGHT 2010 - GRANDEARACAJU.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Contato: (79) 9975 - 8137