Bom dia, Seja bem vindo - Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017 - Aracaju - SE
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
O Jornal
  QUEM SOMOS
  DESTAQUES
  POLÍCIA
  ESPORTE
  POLÍTICA
  CIDADES
  GALERIA DE FOTOS
  ANUNCIE CONOSCO
  FALE CONOSCO
 
Enquete
Padre Inaldo vai fazer uma boa adminitração em Socorro?
 
De jeito nenhum
 
Claro que sim
 
Não sei
 
 
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

home / plantão
Encadeamento produtivo vai beneficiar transformadores de farinha

14/03/2017 15:21:19
Tamanho da letra

O Sebrae e a M. Dias Branco, empresa líder na fabricação de biscoitos e massas no Brasil, lançam nesta quinta-feira (9), em Fortaleza (CE), uma parceria para qualificar distribuidores e transformadores de farinha no Nordeste. As duas instituições vão se unir para capacitar 800 pequenos negócios em seis estados da região – Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

O encadeamento produtivo é uma estratégia incentivada pelo Sebrae para promover a inclusão de pequenos negócios em cadeias de valor de empresas maiores, adequando as pequenas empresas aos requisitos das grandes, com ganhos para todos os envolvidos. Esse é o primeiro projeto nacional do Sebrae com uma grande empresa do setor de trigo. O investimento será de R$ 6,4 milhões para um período de três anos.

 

“Para participar das cadeias de valor, as micro e pequenas empresas precisam ser mais competitivas. O projeto prevê a realização de diagnóstico para avaliar a maturidade de gestão das empresas. Em seguida, os pequenos receberão um conjunto de intervenções customizadas, com vistas a ajudá-los a inovar em métodos e processos de produção e gestão mais eficientes”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ele diz que um diferencial do projeto é a descentralização das ações, que serão realizadas também no interior e não apenas em capitais. Os cursos, que começam este ano, vão beneficiar microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas de Salvador (BA), João Pessoa (PB), São Luís (MA), e das regiões do Cariri e Sobral (CE), Caruaru (PE) e Mossoró (RN).

 

“A M. Dias Branco tem uma expertise na fabricação e venda da farinha de trigo, com a especialização da qualificação técnica dos produtos, e o Sebrae tem a expertise de gestão de micro e pequenas empresas e MEI. Um trabalho que alia a qualificação técnica à qualificação em gestão realmente vai conseguir promover e desenvolver esse setor. É bom do ponto de vista comercial para todos”, afirma Arthur Benevides, gerente de Planejamento Comercial Moinhos da M. Dias Branco.  A parceria entre Sebrae e M. Dias Branco foi iniciada em 2012, com um projeto piloto de capacitação de 25 padarias e boleiras, no Rio Grande do Norte. Os bons resultados contabilizados pelos participantes, por meio de ganhos de qualidade e faturamento, motivaram as instituições a ampliar a parceria para mais estados.

 

O empresário Tennyson Brito foi um dos participantes do projeto piloto. Ele é proprietário da Gosto de Pão, uma empresa familiar com 25 anos e cinco lojas em Natal (RN). “Uma das lojas participou do projeto, que durou cerca de um ano. Tivemos um acréscimo em torno de 20% no faturamento, após a capacitação”, afirma. Para ele, os aprendizados mais importantes foram no controle de produção. “Antes, o processo tinha por base a experiência do padeiro, que definia a quantidade e a receita. Passamos, porém, a fazer e controlar planilhas e receitas, o que ajudou na padronização do produto e na racionalização da matéria-prima”, conta Tennyson.

       
06/12 - Palco da Palavra Abrahão Crispim apresenta diversidade cultural
23/11 - Escola Municipal Dom José Tomaz homenageia Academia Itabaianense de Letras
06/11 - Viva Maryanna
24/10 - AIL agora conta com um Blog
23/10 - Inscrições para Feira de Sergipe 2018 são prorrogadas
22/09 - Programa busca estimular comércio varejista em Sergipe
22/09 - Sergipe é líder nacional em empreendedorismo feminino
28/08 - Oito dicas para abrir uma empresa
24/08 - Concessionária estima investimentos de R$ 292 bi para melhorar malha rodoviária

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
l
l
l
l
                     
 
l
l
l
l
l
l
l
l
l  
 
© COPYRIGHT 2010 - GRANDEARACAJU.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Contato: (79) 9975 - 8137