Bom dia, Seja bem vindo - Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017 - Aracaju - SE
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
O Jornal
  QUEM SOMOS
  DESTAQUES
  POLÍCIA
  ESPORTE
  POLÍTICA
  CIDADES
  GALERIA DE FOTOS
  ANUNCIE CONOSCO
  FALE CONOSCO
 
Enquete
Padre Inaldo vai fazer uma boa adminitração em Socorro?
 
De jeito nenhum
 
Claro que sim
 
Não sei
 
 
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

home / plantão
Programa busca estimular comércio varejista em Sergipe

22/09/2017 16:43:31
Tamanho da letra

Um programa desenvolvido pelo Sebrae e a Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pretende melhorar o ambiente de negócios e estimular o crescimento do setor varejista em todo o Brasil. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira a empresários, gestores públicos e entidades de fomento ao empreendedorismo sergipanos durante evento na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju.

Denominada Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo, a iniciativa busca identificar, propor, disseminar políticas públicas e fortalecer as lideranças do setor. Para alcançar esses objetivos, estão sendo realizados seminários em diversos estados brasileiros com o objetivo de identificar as demandas de cada região e buscar contribuições para as propostas que serão elaboradas.

“ Estamos buscando mostrar aos lojistas que não devemos apenas esperar que o poder público crie medidas que possam favorecer o comércio. É preciso transformar os empresários em protagonistas desse processo, contribuindo para a elaboração de políticas e de um ambiente legal que facilite a atuação dos empreendedores”, explica o superintendente da CNDL, Everton Correia.

Sergipe foi o 15 estado a receber o evento. O convênio tem a duração de dois anos e prevê a realização de 44 seminários em diversos estados brasileiros. Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae.

O Comércio Varejista representa 15% do Produto Interno Bruto, ainda que exista 22% na informalidade. Conforme a CNDL, este segmento representa 450 mil empregos, espalhados por um milhão e cem lojas existentes em todo o país.

Proposições

Durante o seminário foram apresentadas 28 propostas de ações para ajudar a desenvolver o comércio no estado. As sugestões incluíram medidas em áreas como segurança pública, mobilidade urbana, capacitações, acesso a crédito e mobilidade urbana. Elas serão incorporadas às informações coletadas nos outros eventos e servirão como base para a sugestão de projetos de lei e decretos.

Em todo o país o comércio varejista vem passando por um de seus piores momentos nos últimos anos. Em Sergipe, porém, a situação é ainda mais grave. Somente no mês de junho, de acordo com pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o setor registrou uma queda de 5,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No semestre a queda foi de 7,5%.

“ O comércio vive um momento muito difícil e é preciso fazer alguma coisa para retomar o crescimento. O primeiro passo para reverter essa situação é propor ações que estimulem os empresários a investir e ajudem a aumentar o consumo. Ao reunir os principais representantes dessa cadeia estamos buscando dar a nossa contribuição para isso”, ressalta o presidente da CDL de Aracaju, Breno Barreto.

Um outro objetivo do programa é estimular o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras por parte dos micro e pequenos empresários varejistas para aumentar a competitividade do setor. A ideia é propagar informações sobre editais e programas de incentivo à inovação desenvolvidos por entidades em todo o país que possam ser acessados pelos empreendedores.

“ Hoje temos no mercado uma série de programas de incentivo à inovação. O próprio Sebrae, por meio do Sebraetec, já vem atendendo ao longo dos últimos anos centenas de empresas do comércio ao longo dos anos. É preciso que os empresários acompanhem os avanços tecnológicos e invistam na melhoria dos seus processos”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Gilson Figueiredo.

       
06/12 - Palco da Palavra Abrahão Crispim apresenta diversidade cultural
23/11 - Escola Municipal Dom José Tomaz homenageia Academia Itabaianense de Letras
06/11 - Viva Maryanna
24/10 - AIL agora conta com um Blog
23/10 - Inscrições para Feira de Sergipe 2018 são prorrogadas
22/09 - Programa busca estimular comércio varejista em Sergipe
22/09 - Sergipe é líder nacional em empreendedorismo feminino
28/08 - Oito dicas para abrir uma empresa
24/08 - Concessionária estima investimentos de R$ 292 bi para melhorar malha rodoviária

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
l
l
l
l
                     
 
l
l
l
l
l
l
l
l
l  
 
© COPYRIGHT 2010 - GRANDEARACAJU.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Contato: (79) 9975 - 8137